11 regras fundamentais para a criação da arte de um Outdoor

30/10/2017

1. LEGIBILIDADE: é recomendado o uso de fontes (letras) legíveis e de fácil leitura, levando em conta que o Outdoor será visto normalmente de uma longa distância. É ideal que se use no máximo dois tipos diferentes de letras e que de preferência não sejam muito finas.

2. IMAGENS ATRAENTES: Um outdoor tem o poder de transmitir muitas mensagens somente com o uso de uma boa foto ou um desenho. Conforme já dizia o filósofo chinês Confúcio: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”

3. MENOS É MAIS: uma arte de outdoor deve ter uma mensagem simples e direta, considerando que é uma mídia de rua que receberá somente poucos segundos de atenção do leitor. Portanto, deve-se buscar o máximo de objetividade possível no conteúdo de um anúncio.

4. FOCO NA MENSAGEM: tomar o máximo de cuidar para evitar redundância de informações, divulgando telefones para contato, websites e e-mails, por exemplo. Deve-se optar pelo melhor meio de contato para divulgar. Outro ponto é evitar frases muito grandes que dificultam a compreensão do leitor.


5. ATENÇÃO PARA A MARCA: a arte de um outdoor deve sempre evidenciar a marca do anunciante.

6. ABUSE DAS CORES: a dica é evitar tons muito escuros, como tons de verde ou o preto por exemplo, que tendem a deixar a arte muito apagada. O ideal é abusar das cores quentes pois são bastante vibrantes e causam maior contraste.

7. CHAME A ATENÇÃO: o objetivo do outdoor é ser atrativo, por isso usar o máximo de criatividade ao escolher as cores, a fonte e as imagens é fundamental para adquirir bons resultados. Quanto mais criativo, melhor! Pode-se até utilizar uma dose de humor em uma propaganda, mas sem exageros.

8. QUEM É O CLIENTE?: um anúncio de outdoor tem o objetivo de atrair um público específico, portanto, deve ser criado pensando nele. Jamais caia na armadilha de criar um anúncio levando em consideração o seu gosto pessoal.

9. REVISE OS TEXTOS: Cuidado com os erros gramaticais, eles geram uma propaganda negativa!

10. EQUILÍBRIO DOS ELEMENTOS: distribuir bem os objetos e harmonizar todas as informações da arte facilitam a leitura e geram uma melhor fixação da informação.

11.   DEIXE COM QUEM ENTENDE: a dica é contratar empresas que possuam profissionais especializados como Agências de Publicidade ou um Designer Gráfico, por exemplo. Normalmente o menor custo de uma campanha de outdoor está na criação da arte, e vale lembrar que de nada adianta colocar vários pontos em uma cidade, se a arte não for realmente atrativa.


Por: Aline S. Guarienti

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